segunda-feira, 4 de abril de 2011

Flor de tarumã

Lá no cerro largo pedi ao mascate que
levasse um regalo para uma prenda que
muy me agradava, passado algum tempo
o homem regressou de sua carreteada para
me falar; a china ficou muy grata pelo
regalo e mandou-me lhe entregar uma flor
do tarumã.
Sem pestanejar o xirú pergunto ao mascate
por que a flor do tarumã? O velho ficou
pasmo com a reação do homem e quase num
sussurro falou; isso meu galo tu tem que descobrir.
Passado alguns anos e a flor continuava branca, e
o homem sem saber o significado daquilo, decidiu
perguntar para moça que morava à muitas léguas de sua
estância, quanto mais corria mais longe ela estava. Seu
cavalo velho não iria aguentar tal tirão e loucura, meses
se passaram e ele corria para encontrar a amada, quando
pensou em desistir chegou em uma coxilha e avistou a quincha
do rancho da linda chinoca, apressou o passo queria chegar lá
mais rápido possível, não queria se atrasar, pois estava mais que
atrasado. Chegando no rancho bateu na porta e se apresentou; - sou
marcos vim lá da estância do angico, queria ver a sua filha, pois
mandei um regalo para ela e a moça me retribuiu com essa flor do tarumã
e fiquei muito tempo tentado entender o por quê.
Lá pelas tantas o rapaz viu a guria em baixo do pé de tarumã e olhando aquilo
entendeu o por que, viu que a menina esperava ele a luas em baixo da bela árvore
e ele estava muito atrasado para consumar o amor que estava marcado pelos céus
correu ao encontro do seu amor e ela corria mais rápido, queriam recuperar o
tempo perdido.
Os amantes ficaram horas se admirando antes de um mirar os olhos do outro
e falar; - Queria dizer-te que a luas sonhava com nosso encontro. Tal frase
fora no coração atingindo os casal de amantes.

PENSE NA MORAL DA HISTÓRIA

Um comentário:

  1. tudo vale a pena se há amor... nunca desistir dos sonhos, lutar para se ter o que se quer...
    além de poeta, filósofo?

    ResponderExcluir